A política curricular da Educação Integral vem pautada na democratização do conhecimento de forma que os conceitos façam sentido em meio à vivência dos alunos. Já ultrapassamos a barreira da democratização do acesso à escola, estamos hoje construindo a democratização da Gestão Escolar e do Currículo. A concepção do currículo com formulação democrática favorece a formação humana e a permanência significativa da criança na escola.Significa educar para inclusão no sentido amplo da palavra dando possibilidade à TODOS os alunos de terem vivências múltiplas.
Na educação ambiental, por exemplo, os alunos tem a possibilidade de observar e interagir em seu ambiente de forma orientada a fim de que percebam ações do seu cotidiano que devem ser melhoradas.
A Educação Integral é a ampliação dos tempos e espaços educativos e pressupõe uma ampla reestruturação curricular. O objetivo deste blog é discutir a construção democrática do currículo da Educação Integral, procurando buscar a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, usando como objeto de pesquisa a EBIAS, em Floripa, mas tecendo saberes com outras realidades para a elaboração de um currículo significativo, dinâmico e que atenda as necessidades do sujeito na sua totalidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário