Os agentes curriculares são indispensáveis para a consolidação de um currículo integrado e integrador. São estes que vão tecendo a rede de saberes que identifica a Educação Integral. Para além da discussão do tempo e do espaço, o currículo tem intencionalidade política e determina o sentido do fazer pedagógico. Os agentes curriculares exercem seu papel político e motivam ações que ao mesmo tempo influenciam e são influenciadas pelo currículo e, desta forma, podem ou não contribuir para a consolidação do currículo da Educação Integral, uma vez que para contribuir precisam democratizar sua construção com a participação de diferentes segmentos, tendo por fim a educação de qualidade para todos.
A Educação Integral é a ampliação dos tempos e espaços educativos e pressupõe uma ampla reestruturação curricular. O objetivo deste blog é discutir a construção democrática do currículo da Educação Integral, procurando buscar a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, usando como objeto de pesquisa a EBIAS, em Floripa, mas tecendo saberes com outras realidades para a elaboração de um currículo significativo, dinâmico e que atenda as necessidades do sujeito na sua totalidade.
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