A Escola Pública Integrada em Santa Catarina foi uma construção iniciada em meados de 2003 pelo Governo do Estado com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizagem nas escola (inicialmente 12 escolas eram contempladas). Essas Unidades Educativas tinham como característica comum a gestão democrática, o currículo em tempo integral e a parceria com outras organizações para oferecer oportunidades ampliadas aos estudantes e em outros ambientes.
O foco principal sempre foi atender as múltiplas formas de aprender proporcionando a melhoria da aprendizagem. Dentro desse conceito, oferecer oficinas às crianças e adolescentes é fundamental, pois as mesmas integram conhecimentos e conceitos.
Há uma certa congruência entre a Escola Pública Integrada de Santa Catarina e a ação indutora à Educação Integral projetada pelo MEC. As características de tempo e uso dos espaços assim como o foco na aprendizagem são os mesmos.
Esperamos que a aprovação do PNE na sua integralidade fortaleça os projetos de Educação Integral que tem se mostrado exitosos para que possamos oferecer futuramente uma EDUCAÇÃO INTEGRAL DE VERDADE, pois nossas crianças e adolescentes precisam ser respeitados no seu direito à educação pública, integral e de qualidade.
A Educação Integral é a ampliação dos tempos e espaços educativos e pressupõe uma ampla reestruturação curricular. O objetivo deste blog é discutir a construção democrática do currículo da Educação Integral, procurando buscar a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, usando como objeto de pesquisa a EBIAS, em Floripa, mas tecendo saberes com outras realidades para a elaboração de um currículo significativo, dinâmico e que atenda as necessidades do sujeito na sua totalidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário